29 de março de 2018

Entender para se comunicar: uso de materiais autênticos

Por : Helena Noto
        Professora de Português Língua Estrangeira na Finlândia.

Aprender uma língua é entendê-la para se comunicar com diferentes interlocutores e em variados contextos. Nesse sentido, a compreensão oral é uma habilidade linguística em potencial, que pressupõe uma atividade cognitiva e interativa do ouvinte.
Todas as ações pedagógicas pautadas no uso de materiais orais autênticos desenvolvem meios próprios e características específicas da competência oral que permitem ao aprendiz aproveitar os recursos linguísticos, aos quais vinculam-se os conteúdos culturais, a comunicação e os aspectos pragmáticos da língua objeto. 
Ressalta-se ainda, que o contato com o material oral autêntico, auxilia o aprendiz, sobretudo, a relacionar-se com as referências fonéticas daquela língua estrangeira, consideradas necessárias no processo inicial de aquisição –  entender para se comunicar. 
"Se a competência que um falante nativo mais frequentemente aciona é a compreensão oral, ao ocupar 40 a 50% do tempo da comunicação a ouvir, legitima-se o desenvolvimento de atividades didáticas de compreensão (e expressão) oral na sala de aula que vão ao encontro desta competência comunicativa, qualquer que seja o nível de proficiência, de modo a que o aluno continuamente ouça e aprenda a ouvir na L2" (Bagão, 2014, p.5).